1 de setembro de 2020

Fale! Sempre é possível ajudar.

Suicídio, um mal para ser combatido


A campanha Setembro Amarelo foi criada para o combate ao suicídio ,que aqui no Brasil foi mencionada em 2015 , mas a sua data mesmo é de 2003 , inserida pela a Organização Mundial da Saúde (OMS), em data de 10 de setembro para ser o dia Mundial de Prevenção do Suicídio, com a finalidade de proporcionar informações sobre o suicídio e como prevení-lo.

O suicídio está associado e motivado proporcionalmente pela depressão através de traumas emocionais, término de relacionamentos, abusos sofridos na infância, como sexual e negligência familiar e outros. É associado também a doenças mentais, dependência química e uso abusivo de álcool. É considerado o ato de tirar intencionalmente a própria vida. Fazendo parte também os pensamentos suicidas.

O suicídio é a segunda e principal causa de morte entre jovens com idades entre 15 e 29 anos. O objetivo da campanha Setembro Amarelo é de prevenir através da conscientização e ações​, alertando as pessoas sobre essa prática no mundo e como podemos inibí-la. Porém se sabe que os números ainda são grandes, pois a falta de informação de algumas pessoas ainda é algo visível. Muitos não conseguem identificar sinais e comportamentos de um futuro suicida, muito menos o próprio.

Como podemos identificar um possível suicida?
Bem, são diversos pontos que o mesmo demonstra através de comportamentos que muitas vezes por não ter conhecimento, muitos acham que é normal. Entre esses podem ser citados ( dificuldade para se relacionar com familiares e outras pessoas, convívio social conturbado , personalidade impulsiva, agressiva ou humor instável, conduta retraída, , apresenta sentimentos de solidão e desesperança, uso de substâncias psicoativas como o álcool e drogas , irritabilidade, pessimismo ou apatia ) , e no que se refere a ser portador de doenças físicas dolorosas podem ser mencionadas, a epilepsia, o câncer entre outros) . Já no que se refere a doenças psiquiátricas, podemos relacionar os transtornos de humor, depressão, ansiedade generalizada e bipolaridade).

E como podemos ajudar?
A forma de ajudar uma pessoa que esteja apresentando algum desses aspectos é induzí-la a procurar ajuda profissional para que esse venha oportunizar a mesma , através de conversa e quem sabe uso adequado de medicamentos ,a enfrentar seus problemas , deixar a vergonha e os medos de lado, mostrar a ela que tudo tem uma solução e que os pensamentos negativos podem ser excluídos e, principalmente que a ajuda de amigos e familiares é essencial para o sucesso no tratamento . Lembrar que todos precisam de ajuda, e a nossa é só o começo para que o possível suicida possa afastar-se dessa zona de perigo.
É preciso entender que o suicídio é uma questão de saúde pública. Excepcionalmente para muitos não é visto como saúde publica, e sim como espécie de fraqueza psíquica. Por isso é muito importante que a pessoa passe por tratamento e que haja mais atenção para com esses.

Alexandra Wander
Psicóloga do trabalho e jurídica -CRP 15/ 2942

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *