Skip to content

Dia Nacional de Combate à Tuberculose

Compartilhe:

⚠️ Alertar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento da doença está entre os principais objetivos da criação do Dia Nacional de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 17 de novembro. Ainda que a doença seja amplamente reconhecida, há muitas dúvidas junto à população sobre as formas de tratamento. A boa notícia é que essa é uma condição que tem cura, desde que o diagnóstico e o tratamento sejam realizados de forma precoce.

A tuberculose é uma infecção contagiosa que afeta principalmente os pulmões.

Em 10% a 15% dos casos, essa doença pode atingir outros órgãos, recebendo então o nome de tuberculose extrapulmonar. Depois dos pulmões, os locais mais afetados são a pleura (membrana que recobre o pulmão) e os gânglios linfáticos (ínguas), mas ela também pode se instalar nos ossos, na meninge, nos rins, entre outros locais.

⚠️ Nos últimos anos, observou-se um aumento nos casos de tuberculose entre homens de 25 a 40 anos de idade. Porém, em geral, os grupos mais vulneráveis são indígenas, pessoas com HIV/Aids, indivíduos privados de liberdade e pessoas em situação de rua, pois a doença está fortemente associada às defesas do organismo e às condições socioeconômicas da população.

#dianacionaldecombateatuberculose #tuberculose #hiv #saude #tratamento #maceio

Notícias relacionadas

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade