O mercado corporativo aderiu em peso ao home office, muitas varejistas ficaram fechadas e serviços foram suspensos.
Muito em breve, iniciaremos uma retomada gradativa com a volta do comércio e dos serviços não essenciais. Assim, fábricas, lojas e escritórios iniciam um novo e complexo processo: como planejar a retomada dos negócios em meio à pandemia? Quais protocolos seguir?
Do ponto de vista econômico, empresários já enxergam uma luz no fim do túnel. Já do ponto de vista sanitário, ainda não se sabe quando a crise vai chegar ao fim. Segundo o último balanço do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (09), o Brasil registrou 1.272 mortes por Covid-19 e 32.091 novos casos da doença em 24 horas. No total, a doença já deixou 38.406 vítimas no país e infectou 739.503 brasileiros.
Como retomar?
É muito difícil estruturar um plano único de reabertura universal, já que as particularidades de cada setor ou de cada região devem ser levadas em consideração.
Seguem algumas dicas que resumem as principais orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS):
Mantenha o distanciamento social
O distanciamento social é muito importante para mitigar o avanço da doença no ambiente da empresa, o que inclui redução de contato físico e distância maiores entre os postos de trabalho, seja no escritório ou em lojas.
No caso de empresas que consigam investir em novas tecnologias, a sugestão da consultoria inclui sensores para contagem de pessoas, comandos por voz, infraestrutura para processos de trabalho digitais, automação de processos, entre outros.
Exemplo de escritório com distanciamento social aplicado
Adote o uso de máscaras
Essa medida pode parecer óbvia, mas é consenso que é uma das mais efetivas e ajuda na proteção das pessoas. Por isso, a OMS ressalta que é importante garantir que “máscaras faciais ou lenços estejam disponíveis no ambiente de trabalho, assim como lixeiras fechadas para o descarte desses itens”.
Evite confinamento e aglomerações
Atividades internas em espaços fechados deixam as pessoas mais propensas a se infectar com o vírus do que eventos realizados em ambientes externos.
No ar estagnado, as gotículas podem persistir por mais tempo do que o normal, e pode haver muita contaminação nas superfícies. Uma boa fonte de fluxo de ar ou perto de uma janela, seu trato respiratório não ficará tão exposto ao vírus.
Materiais de higiene devem ser disponibilizados, caso haja reuniões e eventos presenciais e, vale ressaltar que o ideal seria proibir que esse tipo de encontro acontecesse em áreas fechadas sem ventilação, sendo restrito apenas a ambientes ao ar livre ou bem arejados.
Reforce a higiene pessoal e de ambientes
A OMS orienta que essas medidas de higienização e desinfecção são essenciais a partir de agora. Além disso, a organização ressalta que a empresa deve incentivar os funcionários a lavarem as mãos regularmente, colocar avisos incentivando a higiene pessoal, e manter abastecidos recipientes de álcool em gel para higienização das mãos.
Comunique-se
A OMS diz que a comunicação constante com os funcionários nesse momento é importante e sugere que a empresa mantenha o funcionário em casa, ao menor sinal de febre ou tosse.
Em breve lançaremos novos serviços de implantação para as empresas parceiras com protocolos de saúde e segurança do trabalho diante da pandemia.