Movimento realizado mundialmente, o Outubro Rosa visa conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres, no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma. De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de mama responde por quase 30% dos diagnósticos registrados anualmente. O Inca estimou 59,7 mil novos casos só para este ano.
O câncer pode ser causado por diversos fatores, seja genético, endócrino ou até comportamental. Um dos agravantes da doença é a má alimentação, que ocasiona muitas vezes, o sobrepeso e a obesidade.
Além de contribuir para a manutenção do peso e a prevenção da doença, a alimentos naturais como frutas e verduras possuem fibras, vitaminas, minerais e diversos fitoquímicos que podem atuar no combate aos radicais livres, protegendo o DNA, como o LICOPENO presente em alimentos de cores vermelhas, os FLAVONOIDES, encontradas em frutas e verduras de cor roxa escura, ou os CAROTENOIDES, presentes nos alimentos alaranjados, já as CATEQUINAS presente no chá-verde.
É importante fazer a ingestão destes alimentos diariamente e ter uma diversidade na escolha. Já o consumo regular de alimentos gordurosos, salgados e enlatados pode favorecer o aparecimento da doença. É recomendado evitar alimentos industrializados, frituras, carnes com gordura aparente e embutidos, como linguiças, salsichas, salames, presuntos, entre outros.
#descasquemais
#desembrulhemenos
Fale conosco e junto com os nossos profissionais, você consegue se adequar e melhorar muito o seu dia a dia.