13 de agosto de 2019

Mitos e verdades sobre o exame toxicológico

 

Conheça os principais mitos e verdades que ainda cercam o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção

A partir da aprovação da Lei nº 13.103/2015, também conhecida como a Lei do Caminhoneiro, algumas mudanças significativas ocorreram para o motorista profissional ou autônomo, cujas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) pertencem às categorias C, D ou E. Entre elas, a obrigatoriedade do Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção para a renovação do documento. Posteriormente, essa necessidade também se estendeu para a contratação e demissão dos profissionais nas empresas de transporte.

Neste post, você vai conhecer alguns mitos e verdades a respeito do assunto para que você fique por dentro dos principais pontos sobre este Exame. Boa leitura!

O MOTORISTA SEM O EXAME NÃO PODE SER CONTRATADO?

Verdade! O Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção tem como objetivo identificar o consumo de substâncias psicoativas por parte do motorista nos últimos 90 dias. Sendo assim, a empresa é obrigada a exigir o Exame do profissional, solicitando o teste em um dos 6 laboratórios credenciados no Brasil, de acordo com o DENATRAN — Departamento Nacional de Trânsito. Mesmo sendo uma exigência ao motorista, é preciso que a empresa faça a solicitação, já que a responsabilidade é da contratante e não deve incidir custos ao profissional.

Sendo assim, o motorista que não estiver com o Exame em dia, por Lei, não poderá ser contratado pela organização.

O EXAME TOXICOLÓGICO É INDOLOR?

Verdade! O Exame, conforme abordado, é feito em um laboratório credenciado. Durante o teste, o profissional vai retirar mechas do cabelo do motorista, ou pelos, para que seja feita a análise da queratina. Ao analisá-lo pelo microscópio, identifica-se a seguinte composição: córtex, medula e cutícula capilar.

Por essa estrutura ser irrigada por um fluxo sanguíneo constante, é possível perceber quando houve o consumo de substância psicoativa. Tudo isso porque o sangue impregna essa região com a droga, permitindo que o laboratório a identifique.

Sendo assim, o Exame Toxicológico é simples e indolor, uma vez que a avaliação é feita a partir do corte do cabelo que detectará o uso de drogas dentro de um período entre 90 e 180 dias.

O EXAME IDENTIFICA QUALQUER SUBSTÂNCIA ILÍCITA?

Verdade! Caso o motorista tenha consumido alguma das substâncias proibidas pela legislação, o laboratório consegue detectar e formalizar um laudo comprobatório.

No momento do Exame, é feita a coleta de duas amostras. A primeira é aquela utilizada para o teste cujo primeiro resultado será emitido. Somente em caso positivo, e por meio da solicitação do profissional, é que a segunda poderá ser utilizada. Sendo assim, o motorista vai assinar um termo que comprova a utilização do material. Após essa autorização, não é permitida outra checagem.

Assim que a solicitação for feita, o laboratório fará a análise específica para a substância encontrada. Ou seja, caso haja a identificação de que o motorista fez o consumo de anfetaminas, a avaliação será destinada especificamente para essa droga.

Você sabe quais são as substâncias identificadas pelo teste no Exame Toxicológico? Entre elas, destacamos:

  • maconha;
  • cocaína;
  • opiáceos, incluindo codeína;
  • morfina;
  • heroína;
  • ecstasy (MDMA e MDA);
  • anfetamina e metanfetamina.

É POSSÍVEL BURLAR O EXAME TOXICOLÓGICO?

Mito! Mesmo que alguns profissionais considerem que algumas práticas possam alterar o resultado do Exame Toxicológico, não há como burlá-lo com nenhuma técnica. Sendo assim, esse é um dos testes mais seguros para a análise de consumo de substâncias psicoativas por parte dos motoristas.

Entre os métodos encontrados e que causam dúvidas se vão alterar ou não os resultados do Exame, está o fato de o motorista cortar o cabelo para um comprimento mais curto nos dias que antecedem o teste. No entanto, caso o tamanho não seja o suficiente para a análise, ainda é possível retirar pelos de outras regiões do corpo para que seja feita a avaliação.

 PRODUTOS DE HIGIENE ELIMINAM TÓXICOS?

Mito! Utilizar shampoos de limpeza profunda para eliminar a presença dos tóxicos nos fios de nada adianta. Nenhum produto cosmético, como condicionador, gel, shampoo, spray ou pomada consegue adulterar as substâncias presentes no córtex capilar, uma vez que esses tóxicos são internos. Ir a uma sauna para que as drogas sejam eliminadas com o suor também não resolve para alterar o resultado pelo mesmo motivo já explicitado.

O EXAME TOXICOLÓGICO SÓ PODE SER FEITO A PARTIR DA ANÁLISE DE PELOS OU CABELO?

Mito! Em casos de alopecia, por exemplo, o profissional pode requisitar um atestado médico para que a análise seja feita por meio das unhas, uma vez que a queratina também está presente nessa região. É preciso que essa avaliação seja feita, visto que os carecas não estão isentos de cumprir com essa responsabilidade, necessitando do laudo como qualquer outro profissional da categoria.

Da mesma maneira, o Exame também é indolor e nada invasivo para o profissional. O procedimento da coleta é semelhante: basta ir até uma empresa credenciada pelo DENATRAN e fazer a coleta.

É POSSÍVEL TER UM FALSO POSITIVO NO EXAME

Mito! Não existe a possibilidade de o Exame dar um resultado falso positivo. Algo comum de acontecer é aparecer nos resultados alguma medicação que o profissional esteja tomando na época em que a coleta é feita.

Em situações assim, o Exame vai apontar quais são essas substâncias. Com isso, é preciso que o motorista envie uma prescrição por e-mail, logo após a coleta e antes que o laudo seja emitido, e que comprove a necessidade do uso daquele medicamento.

Caso ainda não esteja de acordo com o resultado, conforme dito, é possível pedir a contraprova.

Neste artigo, você pôde ter acesso a alguns mitos e verdades sobre o Exame Toxicológico de Larga Janela de Detecção. Devido à sua obrigatoriedade, houve uma redução significativa de acidentes nas estradas nacionais. Por essa razão, é essencial que a empresa busque por empresas qualificadas e que garantam a eficácia do laudo, assim como a praticidade para a entrega dos resultados. Na Fonoclin você pode confiar que com o nosso profissionalismo faremos tudo de maneira simples e eficiente.

 

Dúvidas? Entre em contato com nossa equipe!

 

11 Comentários em “Mitos e verdades sobre o exame toxicológico

Raí mourão Ximenes
27 de março de 2022 em 10:47

E por civil a droga sai do organismo antes de um mês , no caso o crack . Mesmo eu fazendo todos os procedimentos bebebando bastante água e fazendo exercícios físicos

Responder
Fábio
21 de abril de 2022 em 23:40

Usei maconha essa semana vou fazer exame daqui 80 dias com janela de 90 dias pode dar negativo

Responder
Gabriel
2 de dezembro de 2022 em 23:08

Deu negativo?

Responder
Carlos Alberto Soares de Lima
11 de maio de 2022 em 15:19

Esperimentei menos de 1grama de cocaína ja faz uns dois meses e dai pra nunca mais será que meu exame vai dar errado foi só por aventura

Responder
Edílson José Rito
18 de maio de 2022 em 13:39

Qual pelo é melhor pra d um resultado melhor no exame toxicologico das pernas,braços ou da cabeça?????

Responder
marketing@fonoclinsaude.com.br
13 de junho de 2022 em 16:31

Boa tarde, aonde você tiver a maior quantidade de pelos!

Responder
Isaque figgebi
13 de junho de 2022 em 12:53

Excelente artigo, muito explicativo, estou tirando carta de habilitação e dando todas as minhas dúvidas quanto ao exame toxicológico, lembrei também que pra quem presta a prova da ABIN, PF entre outras, o exame toxicológico também é requisitado. Obrigado pelo esclarecimento,

Responder
marketing@fonoclinsaude.com.br
13 de junho de 2022 em 16:29

Ficamos felizes por ter gostado, Isaque! Segue nosso Instagram (@fonoclin) que sempre estamos atualizando com várias informações importantes!

Responder
Carolina
22 de outubro de 2022 em 17:18

Tomei 1 capsula por dia de venvanse de 30mg durante 1 semana. Vou fazer o toxicologico 1 mes e meio depois dessa semana de uso, uso shampoo clareador no cabelo desde sempre e bebo muita água. Mesmo tomando só durante 1 semana, pega?

Responder
Ligia Bruna
30 de janeiro de 2023 em 07:31

Em outubro dei alguns tragos de maconha. Será que vai aparecer no teste toxicológicos?

Responder
Isabel
2 de junho de 2023 em 13:09

Apareceu?

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *